27 novembro, 2015

Um roteiro (resumido) para a manutenção de FONTES de PC

1 - Verificar tensão de entrada, verificar circuito retificador e circuito de filtragem de entrada. se estiver ligado em 110v, deverá ter cerca de 160v nos capacitores.
Verificar transistor chaveador (aberto/curto/fuga?), resistor do transistor (valor alterado ou aberto). Se não houver energia nesse circuito, verificar fusível, varistores, fusistores, diodos e capacitores de filtro.
Depois, checar a continuidade do primário do trafo de chaveamento, ponte retificadora e circuito de 5 volts standby, pois ele alimenta o controlador PWM e a fonte não parte se estiver com defeito

2 - Verificar circuito de excitação do transistor chaveador, CI controlador PWM. Verificar se o oscilador funciona (osciloscópio). mais de 10% de variação na frequência indica falha no circuito oscilador.

3 - Retirar o sinal de comutação do transistor chaveador de potencia. Isso vai garantir que não vai gerar nenhuma tensão de saída que poderia danificar outros componentes da fonte, possibilitando testes no primário da fonte.

4 - Desligar a carga da fonte (desconectar HD, MOBO, etc) e testá-la em aberto. vai mostrar se tem sobrecarga na saída, lembrando que algumas fontes precisam ter uma carga mínima, senão não partirão.

5 - Verificar optoacoplador e seu circuito. verificar circuitos de shutdown e proteção contra sobre tensão, se existirem.

Ao trocar componentes, evitar colocar componentes com valores ou tolerância diferentes do original, pois vai provocar alterações no funcionamento do circuito.


3 comentários:

PSY DOWN disse...

Muito legal!
Me ajudou muito!

PSY DOWN disse...

Muito legal!
Me ajudou muito!

Otavio Guerd disse...

Olá PSY DOWN, obrigado pelo comentário e fico feliz que esse material tenha ajudado! Se desejar, se inscreva aqui no BLOG, que breve estarei postando mais material a respeito de manutenção em laboratório, e se cadastrando vc será notificado automaticamente sobre essas novidades! Abs