18 novembro, 2015

Consertando Fonte ATX - Diodo da saída do secundário em curto!

6 comentários:

Hernani Santos disse...

Olá.

Parabéns pelo blog.

Tenho um problema numa fonte genérica (onde fiz asneira), em que encostei um fio ligado a 220 volts ao fio da fonte de 3,3 volts. A fonte deixou de dar. Pode, se possível, indicar-me os possíveis problemas que terá a fonte? O que devo medir para poder consertá-la. Vale a pena mexer nela.

Saudações de Portugal.
Hernani Santos

Otavio Guerd disse...

Olá Hernani, tudo bem com você? Olha, 220V "alternados", num circuito de corrente contínuo, é muito estrago! (rs). Sendo que 3,3Volts estão no secundário, certamente seu C.I. PWM danificou. Nessa situação o melhor é conseguir o esquema da fonte, pois certamente danificou muitos componentes (além do PWM). Mas você viu se tem os 5Volts no StandBy? Se sim, menos mal, você está com o circuito de retificação intacto (bom). Honestamente quando pego fontes GENÉRICAS com inúmeros componentes danificados (arrumo um setor, e tem outro setor danificado, arruo aquele, e tem outro), eu não perco tempo, passo pra outras... pois não compensa perdermos muito tempo no reparo de fontes genéricas. Diferentemente das fontes reais, que compensa ($$$). Att. Otávio

Hernani Santos disse...

Saudações.

Obrigado Otávio, pela pronta resposta.

A fonte em questão foi feita para servir de fonte de bancada.

Ainda não medi os 5 V do Stand by, mas as medições que fiz nas outras voltagens, não obtive resultado nenhum. Simplesmente não dão nada. Os condensadores mediram 160, não sei se está correto ou não. O melhor mesmo é não perder muito tempo com esta fonte. Porque os meus conhecimentos de electrónica são muito fracos.
Se estivesse mais perto de você, seria bom, pois aprenderia mais e você ajudava-me.

Muito obrigado na mesma.

Otavio Guerd disse...

Olá Hernani!
Se tem 160Vcc nos condensadores (capacitores eletrolíticos), então sua fonte retificadora está boa. Daí pra frente é verificar se você tem 5V Standby. Se não tiver essa tensão de SB (standby), sua fonte não funcionará nada (fica morta). Depois dessa etapa, você para o circuito CHAVEADOR. E assim sucessivamente. Bom! Se você tem pouco conhecimento em eletrônica, fica um pouco difícil reparar fontes. Mas recomendo investir nessa área... vale a pena! Qualquer dúvida estou a disposição. Abraço! Att. Otávio

Hernani Santos disse...

Boas Otávio
Medi os 5 v stb e estão bons. Que devo medir a seguir?
Os diodos são aqueles pretos com uma lista cinza? Que medições devem ter?
Os resistores são os que têm os dissipadores e alumínio?
Desculpa Otávio por Tantas perguntas.
Obrigado e bom fim de semana.
Abr Hernani

Otavio Guerd disse...

Olá Hernani! O próximo passo é certificar o funcionamento dos transistores chaveadores ( geralmente mosfets). Nesse vídeo eu explico como testá-los no circuito. Na dúvida, retire eles e faça o teste fora. Na dúvida de como testa-los fora do circuito, existem existem muitas vídeo aulas no you tube explicando como fazer. Aproveitando sua dúvida, vou postar uma imagem explicando a divisão interação da fonte ATX: fonte primária e fonte secundária.