28 agosto, 2012

Desfragmentar disco é necessário?

Para entender por que a desfragmentação de disco é necessária, vamos imaginar que o Disco Rígido (HD) é como uma loja de arquivos.

Seu Disco Rígido é composto de setores e blocos, que são como pastas de arquivos e armários em um escritório. Quando um arquivo de imagem ou outro documento qualquer quer ser salvo em seu Disco Rígido, é preciso encontrar espaço para colocá-los ali.

Para fazer uso mais eficiente do espaço no seu disco rígido (e permitir que você facilmente apague / ou mova estes arquivos), o disco rígido divide os arquivos em pequenos pedaços e armazena-os onde há espaço disponível no disco. O resultado disto é criação de uma pasta que pode existir como única, mas as partes que compõem esta “pasta” pode ser dividida em três partes (locais) diferentes no disco rígido. Então quando você vai abrir a imagem (o arquivo em si), o disco rígido sabe procurar nessas três áreas distintas para obter o arquivo completo.

Então fica a pergunta, por que você precisa de desfragmentar o disco rígido se ele sabe onde encontrar esses arquivos? Por Duas razões: Velocidade e desgaste.

Velocidade: Cada vez que a unidade de disco rígido tem de mover a cabeça de leitura para um novo local leva um certo período de tempo para se mover. Se o arquivo estiver em uma única área do disco rígido, a cabeça só precisa mover uma vez para ler o arquivo. Se o arquivo está contido em três lugares diferentes, a cabeça precisa mover três vezes para obter o mesmo arquivo, fazendo o tempo que leva para carregar mais.

Desgaste: Como um dispositivo mecânico, o disco rígido ao ler, move muito a  cabeça para acessar arquivos. Ao limitar a quantidade de vezes que ele tem que se mover, vai aumentar a vida útil desse dispositivo.

Quando desfragmentamos o disco rígido, todos os arquivos que podem ser reunidos juntos, são movidos para que o disco rígido leia os arquivos mais rápido, tem menos movimento necessário, e dura mais tempo.

Recomendamos Defraggler para desfragmentar o disco rígido.

Nenhum comentário: